O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí – SINDSERPUMI –,fundado em 19 de novembro de 1993, tem sua história pautada na luta e na defesa dos interesses dos Servidores Públicos Municipais, sendo que nos seus 19 anos de vida muitas foram às bandeiras de lutas alcançadas, tais como: Pagamento do salário mínimo em 1999; Concurso Público em 2001; implantação do menor piso municipal; Plano de Cargos Carreira e Salários do Magistério – PCC’s em 2003 e implantação do piso nacional do magistério em 2009. Estas são algumas das conquistas coletivas mais importantes alcançadas pelos servidores através desta entidade de cunho classista e representativa dos interesses da categoria do serviço público. Nesta década e meia de existência, o SINDSERPUMI muito tem contribuído para o avanço das relações democráticas e o fortalecimento do movimento sindical em nosso município, assumindo sempre uma postura transparente, representativa e coerente perante o funcionalismo, o poder público e a sociedade civil Icapuiense. Consequentemente, até hoje mantém o compromisso no trabalho de organização de outras entidades que tenha como principio a defesa e a luta por uma sociedade mais justa e menos desigual.