Os servidores públicos municipais de Icapuí reunidos em Assembleia na Pousada Icapuí no dia 11/05 deliberaram pela aprovação da contraproposta da Prefeitura Municipal referente a Campanha Salarial 2015 no que corresponde ao quesito de reposição Salarial. Na proposta apresentada pelo prefeito os índices foram de 13,01 para o magistério, a implantação do piso do ACS’s e ACE’s e 6,75% para os demais servidores.

A pauta atendida em parte pelo governo municipal, teve desacordo em um dos pontos, o que tratava do percentual de reajuste pela entidade sindical, o governo alegou que não podia atender a demanda na sua totalidade em virtude da legislação, que nesse momento só permite o repasse a categoria dos índices inflacionários em virtude da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, ressalvando os professores e os agente comunitários de saúde e de endemias amparados por lei nacional, vale salientar que todos os reajustes são retroativos ao mês de janeiro.

Mesmo assim o menor piso municipal ficou em R$ 822,08 (oitocentos e vinte e dois reais e oito centavos) R$ 34,08 9trinta e quatro reais e oito centavos) a mais que o salário mínimo.

Além dos pontos negociados na pauta, foram contemplados ainda 21(vinte e um) professores com progressão horizontal que representa 4% a mais nos vencimentos e 49 servidores que serão contemplados partir de junho com quinquênio que significa 5% a mais nos vencimentos.

Entretanto, o sindicato continuará na luta para recuperar a inflação de 2013 dessas categorias, a fim de que possamos recompor os proventos desses servidores num patamar mais digno.

Os avanços conquistados no processo negociado, não constitui para os que fazem o sindicato dos servidores o ideal, levando-se em conta do que muito do questionado pela entidade durante a negociação ainda continuam sem o devido tratamento, a atual gestão precisa atuar na resolução desses desmandos sob pena de inviabilizar ainda mais toda e qualquer forma de melhoria para os servidores e para a população de um modo geral.