Apesar do golpe orquestrado pela burguesia que culminou com o impeachment da presidente Dilma, a ascensão ao poder do presidente ilegítimo Michel Temer, da aprovação da PEC 55 que congela gastos com saúde, educação e seguridade social, do envio ao congresso da reforma da previdência e da reforma trabalhista, ao final de 2016, temos muito que comemorar em nível municipal. Com certeza somos um dos poucos sindicatos no Brasil que temos essa prerrogativa.

Salários atrasados, sustação de direitos, não pagamento de 13º além de demissão de servidores são alguns dos carmas que afligem os servidores públicos em vários estados e várias centenas de municípios. Em Icapuí, a capacidade de articulação, organização e mobilização daqueles que fazem a direção desta entidade e dos servidores, conseguimos avanços significativos mesmo num cenário extremamente adverso.

A Campanha Salarial além de ser extremamente exitosa ainda teve seu desfecho num tempo razoável, ao final logramos êxitos na pauta principal com reajustes significativos para os servidores. Algumas falácias provindas de agentes políticos, e até mesmo de alguns servidores alheios ao processo que em nada contribui ao contexto, caem no vazio da leviandade, quando colhemos as conquista da nossa luta e da nossa mobilização.

Se não vejamos:

• Manutenção do piso do magistério (11,36%) com progressão horizontal de 14 professores.
  • Reajuste de 15,8% para todos os demais servidores.
  • Criação do calendário de pagamento.
  • Efetivação do acordo dos precatórios, que garantiu pagamentos em dia dos servidores efetivos e prestadores, liquidação de restos a pagar desde 2013 de alguns professores prestadores.
  • Reforma da escola Ezequiel e do CEI do Belém, como também da escola Horizonte da Cidadania em Redonda,
  • Reinicio da obra da Creche pro-infância e a capitalização em mais de 3 milhões de reais do ICAPREV.
  • Manutenção do piso dos ACE’s e ACS’s acima do piso nacional com influência na carreira.
  • Reforma da sede administrativa e inicio da obra da sede social.
  • Efetivação da 10ª convocação dos aprovados no último concurso.